<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 25, 2007

Uma grande lição 

E acabou. Portugal despediu-se hoje do Mundial de râguebi, após uma derrota contra a Roménia por 14-10. Mais uma vez os Lobos demonstraram determinação e espírito de sacrifício e só um ensaio nos momentos finais permitiu a vitória romena e o fim do sonho. Mas quão diferente foi este Mundial do Mundial de futebol para Portugal. Apesar de sair com um único ponto (resultante de ter perdido por menos de 7 pontos) e só com derrotas, Portugal mereceu os mais altos elogios da imprensa internacional. Apesar de ter ficado em quarto lugar, Portugal (no futebol) saiu com uma péssima imagem: imagem de uma equipa agressiva no mau sentido e sobretudo de uma equipa desonesta na forma de abordar o jogo. Foi portanto positivo para a imagem de Portugal, que uma outra equipa, numa outra modalidade, numa competição igualmente de grande visibilidade internacional, mostrasse ao mundo que podemos ser melhores que a imagem deixada pela nossa equipa em 2006. Mostrou também (sobretudo internamente) que Portugal pode e deve ser mais que futebol. Que há outras modalidades que também nos dão prazer e alegrias, que também merecem a nossa atenção. E que se conseguimos sair de cabeça erguida deste Mundial, muito mais poderemos fazer com mais dinheiro e dedicação.
Dito isto, os Lobos fizeram-nos, a todos aqueles que gostam de desporto, voltar às origens. Fizeram-nos voltar ao que de mais puro e nobre o desporto tem. Que afinal é muito mais que dinheiro. Que este é, em larga medida desnecessário. E a partir daqui muitas outras perguntas, em tudo relacionadas. Será que, por exemplo, seria pior um Mundial de râguebi constituído por equipas amadoras? Não seria pelo menos muito mais emocionante? E se os valores no futebol voltassem ao moralmente aceitável? Será que se Cristiano Ronaldo recebesse 1000 libras por semana em vez de 100 mil, seria um jogador pior? Seria a Liga dos Campeões menos interessante se só houvesse um troféu a conquistar e não os milhões por cada jogo?
Finalmente, os Lobos, tal como a Geórgia, o Japão, os EUA, a Namíbia e a própria Roménia, mostraram aos senhores da International Rugby Board (IRB), organismo máximo do râguebi a nível internacional (que têm exactamente os mesmos tiques de poder dos seus congéneres do futebol) que a ideia de reduzir o campeonato do mundo de 20 para 16 clubes não só não levará a um maior equilíbrio da competição, como tirará cor e brilho ao torneio.
Foi, em suma, uma lição para o mundo esta participação de Portugal.

Comments:
Caros amigos aficionados do futebol, não percam, a partir desta segunda-feira e até quarta, a entrevista exclusiva com o futebolista do Tottenham RICARDO ROCHA no blog Rola a BOLA (WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM)
Um blog de desporto onde todas as cores são bem-vindas.
Saudações desportivas
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?