<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, agosto 15, 2007

Irremediável 

Ficou ontem claro que o relacionamento entre Benfica e Fernando Santos terá de terminar em breve. Começar a época com um coro de assobios não é normal, mesmo na Luz. Na verdade, o Benfica 2007/2008 é a fotocópia do 2006/2007: lento previsível, desinspirado colectivamente, na expectativa de uma jogada individual decidir o jogo. Ontem foi o Rui Costa, na época passada Simão e Miccolli. Uma equipa que joga assim só pode ambicionar conquistar o que o Benfica conquistou em 2007, ou seja, nada.
É claro que nem tudo é culpa do treinador, quanto mais não seja porque não é ele que joga. Contudo, Fernando Santos não consegue cumprir a parte que lhe compete. Não parece ter competência para transformar o Benfica numa equipa. Não consegue motivar os jogadores e as suas decisões em campo são muitas vezes duvidosas (Nuno Assis a titular? Adu a organizar jogo?). Isto para não falar na imagem que transmite. A sua expressão de chateado, cinzenta não ajuda, mas as suas declarações são certamente a cereja no topo do bolo. Afirmar que perder Simão seria um pesadelo, demonstrou duas coisas: desconhecimento da realidade (talvez só Fernando Santos não soubesse da promessa de Filipe Vieira a Simão); e a total falta de autoridade. Se dúvidas houvesse dessa sua falta de autoridade, o recente caso Manuel Fernandes só serviu para o confirmar. Convocar um jogador (que iria jogar a titular) para um jogo tão importante como o de ontem, para depois o jogador se recusar a ir porque tem uma proposta de outro clube, só mostra que Fernando Santos está completamente a leste do paraíso. A culminar todas estas asneiras, há a acrescentar as habituais afirmações de confiança (que normalmente exigem a sua aplicação prática) e que Fernando Santos raramente consegue cumprir. Dizer que o Benfica iria estar "muito forte" contra o Copenhaga, visto em retrospectiva, parece uma triste anedota, igual à de tantas outras ao longo da época passada.
Fernando Santos fala cada vez mais para o vazio, e a equipa de futebol vive em auto-gestão, liderada em campo por Rui Costa, mas sem treinador durante a semana. Em suma, a aventura do Engenheiro do Penta no Benfica está irremediavelmente condenada ao fracasso. Era claro que Fernando Santos já não tinha condições para começar esta época, mas começou. Até quando?

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?