<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, maio 17, 2007

Ontem 

No inicio da decada de 90, na epoca em que o Benfica de Eriksson foi derrotado pelo Milao no Prater de Viena na final da Taca dos Campeoes Europeus, o clube da Luz defrontou nos quartos de final o entao campeao sovietico, uma equipa ucraniana de nome inenarravel, o Dniepr Dnepopetrovsk. Nas meias, defrontou o (entao) colosso romeno, Steua de Bucareste. Hoje, as surpresas raramente aparecem atras da antiga cortina de ferro. Em 2003/2004 os 4 semifinalstas da Champions League foram todos clubes de dimensao media: Porto, Monaco, Corunha e Chelsea. A atipicidade encerra-se ai mesmo, pois de Leste ja nada de novo nos chegava. Apesar de tudo, uma certa "proletarizacao" da Taca Uefa, consequencia directa do aburguesamento crescente da CL, permitiu novo protagonismo aos de Leste. A vitoria do CSKA de Moscovo em Alvalade ha 2 epocas, a presenca nas meias finais do Steua de Bucareste na epoca passada, ou a boa campanha dos ucranianos do Shaktior Donestk esta epoca sao disso exemplo. Mas estes ja nao sao o mesmo de ha duas decadas atras. As principais figuras dos Dinamos e Spartaks de hojem em dia sao jogadores sul americanos, africanos e mesmo portugueses, espanhois, holandeses e por ai fora. So o orcamento do CSKA de Moscovo engole o dos nossos 3 grandes. O Dinamo de Kiev tenta a contratacao do treinador do campeao frances. Co Adriaanse, apos conquistar a dobradinha, foi treinar uma equipa de meio da tabela na longinqua Ucrania. Sa os tempos que correm.

O grande drama, esse sim, ´e o da presenca excessiva de clubes de Inglaterra, Espanha, Italia e Alemanha na CL. O novo presidente da UEFA ja deu a receita: reduzir a presenca de representantes destes paises nas competicoes europeias. Logicamente, teriamos os Dinamos e Spartaks a chegar mais longe, quica mesmo a conquistar o mais prestigiado trofeu clubistico europeu. Possivelmente capitaneados por internacionais brasileiros. E isso ´e uma boa noticia.

Comments:
Era óptimo que mudasse o figurino da Champions e Platini prometeu mudar-lo. Mas, entretanto, já mudou um pouco a sua postura...já não vai reduzir o número de equipas (passariam de 32 para 24) e continuo sem ver como irá ele resolver a questão de tirar 1 equipa a Espanha, Inglaterra e Itália...se o conseguir, tem o meu apreço!
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?