<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, maio 03, 2007

Liga dos Campeões? 

Ontem em San Siro, o AC Milan mostrou ao mundo que apesar de todos os problemas e confusões o calcio ainda é um campeonato de elite, onde a competitividade e a exigência pelo rigor táctico são, provavelmente, superiores a qualquer outro campeonato europeu.
Dito isto, estas meias-finais deixam que pensar sobre o rumo do futebol do Velho Continente. Nenhum dos dois finalistas foi campeão na época transacta (Liverpool ficou a 9 pontos do primeiro e Milan a mais de 15); nenhum dos finalistas esteve perto de ser campeão esta época. Numa Liga que se diz dos Campeões, é estranho que seja esta a final. Não é estranho em termos desportivos, pois nesse campo até é bem compreensível. Nunca foi fácil ser campeão e vencer a Liga dos Campeões, nem sequer quando ainda era Taça. O desgaste a que por exemplo Manchester United e Chelsea têm tido na luta pelo título é algo que o Liverpool não sente dede o fim de 2006, quando as suas hipóteses de entrar nessa luta se esfumaram. Ainda no fim-de-semana passado, enquanto Chelsea e Man Utd tiveram de colocar os seus melhores em campo, o Liverpool deu-se ao luxo de perder o seu jogo, para permitir que os seus títulares descansassem para o jogo de Terça. Mas se ser campeão ou estar na luta para isso são obstáculos mais do que vantagens na luta pela vitória na Liga dos Campeões, então a que propósito mantém o torneio esse nome?

Comments:
O calcio está já longe de ser um campeonato de elite. Pelo menos não o foi este ano.
De todas formas, também concordo que o nome Liga dos Campeões é completamente desajustado à realidade. Chamem-lhe Liga dos Primeiros ou Liga dos Melhores.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?