<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, maio 02, 2007

A desilusão 

Parte do fascínio de José Mourinho residia no facto de ele ser arrogante com razão; no facto de cumprir o que prometia, sendo que o que prometia era bastante ambicioso; no aparente controlo constante da situação. Ontem essa imagem saiu fortemente desgastada de Anfield Road, o mesmo palco onde na época transacta o Benfica (apesar de ser com ajuda divina) derrotou o Liverpool por 2-0. A verdade é que Mourinho não foi capaz, pela segunda vez em 3 anos, de eliminar um Liverpool que no campeonato fica constantemente a milhas de distância do primeiro lugar e que tem no seu treinador a antítese de Mourinho: espanhol, moderado, incapaz de construir uma equipa consistente, mas tremendamente eficaz na Liga dos Campeões. O Chelsea nunca pareceu superior ao Liverpool e nos penalties, os Reds mostraram mais vontade de chegar à final. Mourinho criticou o Liverpool por não ter outro objectivo na época que não a Liga dos Campeões, mas a verdade é que se não era o único objectivo, a Liga dos Campeões era certamente (ou devia ser) a prioridade do Chelsea. Mourinho ainda pode vencer a FA Cup, mas a não ser que o Manchester City faça um milagre e o Chelsea derrote o Arsenal na próxima jornada, abrindo as portas ao título, esta será a pior época do treinador de Setúbal, desde que saiu da União de Leiria...
É verdade que Mourinho não pode ganhar sempre. Não há treinador que o consiga. Contudo, toda a imagem criada por Mourinho girava em torno dessa invencibilidade, até porque perder é algo que lhe custa sempre muito admitir. E o pior é que ontem não só perdeu, como desiludiu e Mourinho nunca tinha desiludido. Mesmo quando perdeu a Taça de Portugal contra o Benfica ou foi eliminado da Liga dos Campeões, sempre teve outro troféu importante para mostrar. Dificilmente tal acontecerá esta época. E assim, resta agora saber se Mourinho será capaz de saber gerir o sabor amargo da derrota ou se, pelo contrário, continuará a fazer passar uma imagem, que agora, por ter perdido e por ter desiludido, passou a ser desfasada da realidade?

Comments:
Mourinho fez um trabalho de boa qualidade no Chelsea esta temporada. Viu-se privado durante muito tempo de jogadores como Cech, Terry, Joe Cole e Robben e na meia-final Ricardo Carvalho, sobretudo, Ballack e Shevchenko tambem nao foram opção. Em Janeiro chegou a jogar com Paulo Ferreira e Essien como centrais! Foi uma epoca de muito azar tb, claro que nao explica tudo, mas... se os ovos estao podres nao podem ser cozinhados!
Consultem e, se possível, divulguem o meu blog:
WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM (blog com entrevistas, estatísticas e dados históricos)
Um abraço
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?