<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, agosto 31, 2006

Ode aos pequeninos 

Provando-se que a historia tambem ´e feita pelos pequenos, o Levadia Tallinn, segundo clube mais importante da Estonia, logrou a semana passada um feito historico para o futebol do seu pais. Tornou-se a primeira equipa a conseguir passar duas pre(sim, pre) eliminatorias da Taca UEFA, indo agora disputar a ultima pre-eliminatoria durante o mes de setembro com o poderoso Newcastle United. Ora, para qualquer adepto comum de futebol, sobretudo em portugal, este facto sera irrelevante ou mesmo anedotico. Mas esquecemo-nos porem que em muitos paises onde o futebol tem pouca expressao(leia-se aqui poucas vitorias, pois expressao popular tem e muita), vitorias como este sao o equivalente a chegada as meias-finais de um Mundial pela nossa seleccao. o FC Haka da Finlandia(clube que eliminou na 1a eliminatoria) e o Twente da 1a divisao holandesa(eliminou na segunda) sao o equivalente a uma seleccao inglesa e holandesa, a um Liverpool ou Man Utd.
Do mesmo modo, tem-se discutido ultimamente o porque da participacao de seleccoes pequeninas nas fases de qualificacoes para europeus e mundiais. Um jornalista do Guardian, numa antevisao do jogo Inglaterra-Andorra do proximo sabado em Old Trafford, pergunta se seleccoes como a da Andorra(que apenas venceu 1 jogo competitivo em toda a sua historia) merecem disputar as fases de qualificacao. Servia-se tambem do facto de a seleccao de Andorra apenas conseguir levar um maximo de 1500 pessoas ao seu estadio aquando dos mesmos jogos de qualificacao(media superior a maioria dos jogos da primeira liga portuguesa, com excepcao dos grandes).
Meus senhores, alguem se lembra de um Azerbaijao-Portugal que quase perdemos durante a fase de qualificacao para o Euro-2000? Ou da vitoria das Ilhas Faroe sobre a Austria no seu primeiro jogo oficial? Da derrota da campea mundial Italia as maos da Eslovenia durante a fase de qualificacao para este ultimo mundial? da vitoria retumbante da Albania sobre a campea europeia Grecia ha apenas 2 anos? Poderia continuar aqui com uma lista infindavel..poderia mesmo (re) lembrar ao jornalista ingles o facto da Macedonia quase ter ganho a sua Inglaterra numa das ultimas fases de qualificacao, e em casa!(no St Mary´s em Southampton..acabaram por empatar).
Sem pequeninos, o futebol seria muito menos interessante.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?