sábado, julho 01, 2006
Vencer
Pela primeira vez em 40 anos Portugal está nas meias-finais do Mundial. Contudo, ao contrário de '66 não temos nenhum Eusébio. Para além do mais, hoje tivemos menos coração e menos oportunidades de golo que uma equipa inglesa que jogou mais de uma hora com menos um jogador. E isso são boas notícias. Portugal sempre foi uma equipa de futebol muito agradável, de exibições de grande qualidade técnica, que no fim garantiam pouco mais que vitórias morais. A derrota era o nosso triste fado. Foi assim contra a Alemanha, por exemplo, no apuramento para o Mundial de 98. Em simultâneo sempre vimos os suspeitos do costume, Itália, Brasil, Alemanha, Argentina, a avançarem nas competições muitas vezes com exibições pouco convincentes, claramente bafejadas pela sorte. E no fim, quando erguiam a Taça de Campeões do Mundo, tudo isso pouco importava, pois eram os vencedores. Para um pequeno país como Portugal (será que já alguém reparou que Portugal é provavelmente o país mais pequeno de sempre a estar presente numas meias-finais do Mundial?), onde os recursos humanos são mais escassos, mas que apesar de tudo já tão belos momentos de futebol deu ao mundo, não é exigir de mais ser campeão do mundo, mesmo que nem sempre jogue bem.
Comments:
em relacao a paises pequenos nas meias finais de um mundial, temos exemplos: Belgica no Mexico 86; Bulgaria no EUA 94, e ja agora, a propria Suecia; e a Croacia no Franca 98, com a agravante de ser a sua primeira participacao em mundiais.
Sim, de facto Bulgária e Croácia são mais pequenos que Portugal. Agora, Bélgica e Suécia, têm mais população que nós, o que faz com que mesmo assim estejamos no pódium, com a medalha de bronze do país mais pequeno.
A suecia, apesar de ser grande em tamanho, tem menos gente que Portugal: 9 milhoes. A Belgica, apesar de mais pequena em tamanho, tem o mesmo numero, 10 milhoezitos.
Mas se atingirmos a final, seremos a nacao mais pequena a la entrar...dito isto lembro-me que a Checoslovaquia foi a final com o Brasil em 1962...e a Suecia em 58..e que o minusculo Uruguai é bicampeao do mundo.
Fazemos assim, a partir de agora mundias pré final da Guerra Fria nao contam, so de 1990 para cima:)
Enviar um comentário
Fazemos assim, a partir de agora mundias pré final da Guerra Fria nao contam, so de 1990 para cima:)