<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, junho 01, 2006

Scolari e seus rapazolas 

Scolari é um tipo polémico, incapaz de deixar indiferente quem quer seja. Essa é uma qualidade que aprecio no Filipão. Também aprecio o seu espírito vencedor, que já por várias vezes lhe deram bons resultados. Dito isto, sobram defeitos no 'Sôr Scolari'. Em primeiro lugar porque tem uma característica que não se adequa à sua imagem de directo, frontal e durão: é incoerente. Duvidas houvesse, a transformação radical da selecção do primeiro para o segundo jogo durante o Euro2004 são prova disso. Em segundo lugar, é um ignorante teimoso. Não ponho em causa os seus conhecimentos sobre futebol, mas sim o seu nível de conhecimento relativamente aos jogadores portugueses do nosso e de outros campeonatos. O argumento de que não ele não vai aos jogos, mas vai o adjunto, só serve para convencer meia dúzia de saloios. Se assim é, então não se perceber como é que Mourinhos, Ericksons e companhias andam pelo mundo a ver jogos... Essa ignorância leva-me ao terceiro ponto, que o Tiago já salientou e bem, a existência não de uma Selecção, mas sim do clube Portugal. A chamada de jogadores como Bruno Vale (as melhoras!), Hugo Viana, Nuno Valente, Ricardo Costa, Maniche, Costinha e até Quim, quando estes ou não têm clube ou raramente jogam é no mínimo injusto para todos os outros que tiveram uma boa época e não foram chamados. A lógica de 'selecção' perde assim todo o sentido, mesmo que esta fórmula seja uma fórmula de sucesso.
Apesar de todos estes defeitos, a verdade é que como treinador bem pago que é, Scolari só tem uma obrigação para com os portugueses - ganhar. Mesmo que com Ricardos Costas e Meiras. E aqui entramos no último ponto deste post. É que Scolari já falhou em grande no cumprimento do seu dever. O miserável percurso da Grécia desde o Euro2004 só mostra o quão débil era aquela equipa. Perder duas vezes seguidas, em casa e com uma nação unida em torno de um só objectivo, contra um adversário como a Grécia é um claro sinal de incompetência. Alguém duvida que se em vez de Scolari fosse Humberto Coelho o treinador, este nunca teria seguido para a qualificação para o Mundial? Aliás, para os mais esquecidos, nem vitória de Scolari no Mundial foi propriamente um grande feito. Para além de ter praticado um futebol horrível, o Brasil foi desde o primeiro jogo (que escândalo contra a Turquia...) extremamente beneficiado por uma FIFA que queria a Canarinha na final. E depois, com Rivaldo, Ronaldo, Roberto Carlos e Ronaldinho (sim, em 1998 não havia Ronaldinho...) o mais difícil é não ganhar. É claro que isto não pode tirar o mérito de ser campeão do Mundo a Scolari. Deve contudo abrir os olhos para quem só vê em Scolari um campeão do Mundo e um vice-campeão da Europa...
Mas agora é tarde demais para alterar seja o que for. Resta-nos esperar e acreditar. E se a Grécia consegue chegar a Portugal e ser campeã da Europa, porque é que nós não podemos chegar à Alemanha e ser campeões do Mundo? Mesmo com Scolari, Hugos Viana e Ricardos Costa...

Comments:
Qd digo "criticar por criticar" ao Tiago, posso expandi-lo a este post. Dizes que Eriksson viaja pelo Mundo a observar jogos. Pois ele convocou um jogador que viu treinar 3 vezes!!! Convocou um jogador (Lennon) sem nunca ter jogado pela selecção. Van Basten levou jogadores à selecção com 2-3 internacionalizações.
Mourinho tem um adjunto especifico para observar jogadores. Mourinho apenas faz a observação final (foi assim com Kalou).
Quando se diz que não se devia chamar A, B ou C, é bom dizer quem deveria ir nos seus lugares. Vou ajudar-vos nessa tarefa:
Bruno Vale foi titularissimo no Estrela. Grande época, é o guarda-redes do futuro (depois de Moreira).
Nuno Valente é o unico defesa esquerdo canhoto em condições que temos. Não me falem no Miguelito porque não sabe defender. Rui Jorge fechou a loja e não vejo outro.
Hugo Viana é o único jogador canhoto tecnicista que temos e que pode desempenhar um papel ofensivo no meio campo. Bom nas bolas paradas, também ele é parado. Quem podia ir? Moutinho? Sou grande fã mas para isso está lá Tiago ou Maniche (este, também questionado, estou certo que poderá ser importante), Carlos Martins (para se lesionar?), não vejo outro que possa substituir Deco...
Costinha? Sou grande critico seu...mas é o unico medio defensivo que temos que sabe o que é fechar a zona central e apoiar os centrais (que vão precisar).
Quim? quantos jogos fez? Ricardo tb foi suplente ao longo da época, há picos de forma e motivação em todos os jogadores. Vai ser suplente, e é uma opção válida caso entre.
Ricardo Costa. Havia 3 opções: Tonel (nunca jogou na selecção A), Ricardo Rocha (tal como Ricardo Costa, foi tb muitas vezes suplente, é polivalente mas tem mais uns anitos...o que justifica a opção de Scolari).
Achas que Ricardo Costa vai jogar? E Hugo Viana terá mais do que 15 minutos?
E se a qualidade dos jogadores é tão má, como podemos exigir tanto a Scolari? Se Ricardo, Meira, Nuno Valente, Maniche e Costinha (todos presumiveis titulares) não prestam, como podemos esperar ganhar? Para vocês, os ovos são podres e a culpa é do cozinheiro...

P.S: Os meus 23 não eram os que Scolari levou. Mas isso não quer dizer que não sejam os melhores para o que Scolari quer. Disso não temos duvidas há já 3-4 anos. E Eriksson, o que quer com Rooney lesionado e Whalcott a tremer por todos os lados?
 
Com esta é que os arrumaste!! Gde resposta Kramer!

Uma nota relativamente à Grécia. Mas a Grécia só ganhou a Portugal?? Como é que eles chegaram à final??????
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?