<$BlogRSDURL$>

terça-feira, maio 02, 2006

Zidane - o mago francês 

Começou com 17 anos no Cannes, numa altura em que este era um clube conhecido por lançar jovens talentos para a ribalta. Permaneceu aí 4 épocas, aumentando aos poucos a sua importância na equipa. Por ele se interessou o Bordéus que adquiriu o seu passe na época 92/93. Uma época e meia depois a estreia pela selecção francesa com 2 golos, saltando do banco num encontro frente à Rep. Checa. Previa-se um caminho de sucesso...Toni, treinador do Bordéus na época 94/95, revelava o encanto que era vê-lo jogar tendo, inclusivamente, recomendado o atleta ao Benfica (segundo rezam algumas crónicas). No ano seguinte, uma brilhante temporada na taça UEFA onde apenas perdeu na final frente ao Bayern, depois de eliminar o poderoso Milan recuperando de uma desvantagem de 2 golos, assumiu-se como um génio de qualidade técnica muito acima da média. Ao lado de jogadores como Lizarazu, Fournier ou Dugarry (o seu grande amigo), o Bordéus fez uma campanha histórica. Estava então lançado o isco da Juventus para onde foi na época seguinte, sob o comando técnico de Lippi (que ainda recentemente disse que aprendeu mais com ele do que lhe pôde ensinar). O calcio aos 25 anos, altura indicada para explodir. Venceu 2 scudettos consecutivos, foi, nas mesmas épocas, finalista da Liga dos Campeões e foi eleito o melhor estrangeiro a jogar em Itália. Ainda em 1998 venceu o campeonato do Mundo, disputado em França, marcando 2 golos frente ao Brasil na final. França caíu a seus pés e idolatrou-o! A eleição como melhor jogador do Mundo foi unânime. Depois, venceu em 2000 o campeonato da Europa e sentiu necessidade de um novo desafio. Florentino desafiou-o, a mulher, espanhola, pediu-lhe que aceitasse e Zizou tornou-se o jogador mais caro do mundo: 75 milhões de euros e a herança do nº5 de Sanchis. A pressão dos media espanhóis sufocou-o o que não lhe permitiu render muito no primeiro ano. Mesmo assim, venceram a Liga dos Campeões. Chegou ao mundial de rastos e a sua estadia junto da selecção não foi mais do que uma fonte de motivação que acabou por não resultar. A campeã do mundo em título era, pela primeira vez, eliminada na primeira fase e Zidane apenas jogou o último jogo, frente à Dinamarca. Na segunda época de "branco", aliviado um pouco pela chegada de Ronaldo, participou de forma mais decisiva e ajudou os merengues a vencerem o campeonato espanhol.Desde então a foi baixando de ritmo de jogo mas a qualidade suprema nunca desapareceu. Encantou o mundo cada vez que dominou uma bola, cada vez que bateu um livre, cada vez que dançou ao driblar uma adversário. Zidane será, para mim, a par de Ronaldinho, o nº 2 do futebol mundial (que eu conheci e acompanhei) logo atrás daquele que foi o melhor jogador da história: Maradona.Mas, a carreira de Zidane não teve só momentos maravilhosos. Temperamental, algumas foram as vezes que perdeu a cabeça e agrediu adversários, fosse por sofrer entradas violentas, fosse por simples momentos de loucura.

Momento mais alto: a eleição como melhor jogador do Mundo em 1998 depois de uma temporada fantástica depois de vencer o campeonato italiano, o campeonato do mundo e perder a final da Liga dos Campeões para o Real Madrid.
Momento mais baixo: a expulsão num jogo da Liga dos Campeões pela Juventus depois de dar uma cabeçada num jogador do Werder Bremen, ficando assim suspenso por 5 jogos.
Melhor golo: aquele remate à meia volta frente ao Bayer Leverkusen na final da Liga dos Campeões em 2001/2002 que permitiu-lhes vencer a nona taça de campeão europeu no ano de centenário merengue.

Comments:
O maior elogio que posso fazer a Zidane ´e dizer que continua a ser o unico jogador no mundo que consegue fazer certas coisas que Ronaldinho ainda nao faz.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?