<$BlogRSDURL$>

domingo, maio 28, 2006

Scolari e seus amigos 

Aproxima-se mais um mundial, momento unico na vida de qualquer doente da bola, um mes inteiro de fartar vilanagem do couro redondo, 30 dias onde namoradas, periquitos e demais que nao ligam a bola sao supinamente ignorados por nos, sabios da redondinha via TV. O unico problema deste mundial teutonico é, apesar de tudo, a presenca portuguesa. Passo a explicar. Luiz Felipe Scolari ("Felipao" para os amigos) teve a extrema bondade de conseguir com que nao tenha a minima vontade de apoiar a equipa das quinas(uma forca de expressao, ja que o coracao ganha sempre a cabeca). O Gaucho de olho azul teima em fazer da nossa seleccao uma grande familia, onde so cabem aqueles que Felipao decide, por criterios as 3 tabelas, poderem integrar o grupo com total lealdade e dedicacao a causa. Tal como na seleccao do Brasil, este escolhe um numero mais ou menos restrito de jogadores que formam o nucleo duro da equipa (uns 18), independentemente da forma fisica e atributos tecnicos(ate personalidade). Muitos comentadores elogiam sobremaneira este "criterio", defendendo Felipao por este ter feita da seleccao "uma verdadeira familia". Figo afirma que ha muito nao se sentia tao bem na equipa, em suma, anda tudo feliz. Ora, e passe o exagero, o senhor Scolari nao passa de um cobardolas. Para alem de ter posto Portugal a jogar um dos "futebois" mais feios de que ha memoria(mesmos os jogos do euro 2004 foram bastante sofriveis), abdica ainda de convocar jogadores como Ricardo Quaresma, convocando abebias do quilate de Ricardo Costa, entregando a baliza a um analfabeto funcional da esteira de Ricardo ou oferecendo a lateral esquerda ao tractor Nuno Valente. Scolari abdica de qualquer outro criterio que nao seja o da lealdade e de pertenca a familia. Coragem é saber e poder escolher entre muitos e ter o respeito de todos aqueles que nao vao e nao jogam, nao apenas a "familia" que criou desde 2003. É saber admitir o erro, meter sangue novo, dar espectaculo, divertir, nao apenas o tentar ganhar tudo com base num futebol pobre de ideias, qual kick-and-rush lusitano.
Vou apoiar Portugal, mas apenas por defeito de origem. Ha dias em que me apetecia ter passaporte togoles.

Comments:
Se Scolari tivesse convocado o Tó Mané do Sporting como estaria a nação?
Pois, pelos vistos, Eriksson vive e Inglaterra não o critica tanto como aqui se critica Scolari.
Futebol feio, sim senhora. Mas iamos ganhando o Euro. E só não ganhámos porque havia alguém a jogar mais feio do que nós!
Pode-se não gostar de Scolari, mas criticá-lo só por criticar é de mau gosto.
 
Nao percebo a questao do "mau gosto", ate porque nao me parece que tenha criticado Scolari "so por criticar". Scolari afasta das suas equipas qualquer rasto de bom futebol em detrimento de "resultados". Podiamos ate ter ganho o Euro assim, tal como afirmas, mas isso nao implica que o merecessemos por ai alem. Viste o jogo contra a Russia?(no Euro), a final com a Grecia? Os jogos de qualificacao para o mundial? Pelo menos para mim, o meio conta tanto, ou mais, que o fim a alcancar.
Ainda na onda das criticas, Scolari (e a federacao) ja ha muito que alinham no jogo de que "quem nao esta conosco nao ´e bom portugues". Nao se pode criticar Scolari. Nao se pode criticar Ricardo(sobram teorias de conspiracao, jornalistas a soldo ect). Acho triste. Scolari, o mesmo treinador que no Brasil foi apanhado a mandar os seus jogadores lesionar os adversarios(isto nao ´e ficcao). Ele que fique com os resultados, eu ainda prefiro a exibicao, e ja agora, uma certa vontade de fair play.
Ja nao bastava termos gramado uma serie de anos com o Antonio Oliveira...
 
Levaste com o Oliveira, com o Humberto Coelho, com o Juca, com o Queiróz e com todos aqueles que quiseres acrescentar.
Não sou um defensor acérrimo de Scolari mas ele é bom e consegue resultados. As equipas de Capello jogam bem? Mourinho quando vai fazer jogos ao norte de Inglaterra (Blackburn, Newcastle, Sunderland...) joga bem?
A Grécia mereceu ganhar o Euro? Eu digo que sim porque ganharam de forma limpa à campeã em titulo, França, à melhor equipa do torneio em termos de futebol jogado, Rep. Checa, e à equipa anfitriã que tinha tudo para ganhar, Portugal.
Através de uma estratégia de jogo bem delineada conseguiu os seus objectivos.
Se gostei de ver a Grécia a jogar? Claro que não, mas o futebol hoje em dia é estratégia.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?