<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, maio 08, 2006

Obrigado PSV 


Não sou favorável a trocas constantes de treinadores, mas há certos contextos em que o por demais evidente erro de casting torna inevitável o divórcio. Koeman foi isso mesmo, um erro de casting. Demasiado inexperiente para tão árdua tarefa, o holandês demonstrou por demasiadas vezes não ser o homem certo no lugar certo. Não vou aqui repetir os vários erros que lhe fui apontando durante a época. Vou só incluir os de Domingo, onde contra uma equipa medíocre apostou num defesa direito que é central, em alas que são centrocampistas e num só avançado digno desse nome. Mereceu perder.
É verdade que sai de Lisboa com mais pontos que o Benfica do ano passado. Mas também é verdade que este Benfica valia mais de dois pontos de diferença relativamente ao da época passada.
Os únicos pontos positivos de Koeman nesta sua passagem por Portugal foram mesmo as vitórias contra o Porto e sobretudo os jogos em Lisboa contra Man Utd e Liverpool, ao qual devemos também juntar o de Anfield Road. Apesar da importância destas equipas, é pouco para uma época tão longa. É que mesmo o percurso do Benfica na Liga dos Campeões não é propriamente isento de culpas para Koeman: derrota em casa contra o submarino amarelo e uma enorme falta de ambição em Manchester, Paris, Lisboa (primeira parte contra Liverpool) e nos dois jogos contra o Barcelona.
Aliás, se houvesse uma expressão indicativa da passagem de Ronald Koeman pelo Benfica seria essa mesmo "falta de ambição". As declarações a meio da época em que já falava do quão difícil seria ganhar o campeonato ilustram bem essa atitude.
Não leva inimigos de Portugal, mas também não deixa muitas saudades.

Comments:
Havias boas razoes quer para Koeman ficar quer para sair. Parece que o holandes nao estava com muita vontade de ficar, e sendo assim ´e de longe melhor que saia ja, em vez de se esperar pela 4 ou 5 jornada da proxima epoca. Mas a pergunta mantem-se: que treinador para a proxima epoca? Outro inexperiente ou pre-reformado?
Ja se fala em Eriksson ou Queiros(alguma vez o benfica poderia pagar os ordenados desses senhores??).
 
chegada do holandês ao Benfica até era bem vista aos olhos da maioria da imprensa portuguesa. Ligações ao Barcelona, um passado como jogador muito bom, o interesse da luta com o outro treinador holandês em Portugal, Co Adriaanse, enfim, haviam várias componentes que tornavam aliciante a chegada de Koeman.
Inicialmente, parecia reservado, simpático e cordial. Termina a estadia em Portugal com a ideia de que não é tão calmo quanto aparenta ser e, posto em cheque, fala de coisas que não deve.
Tacticamente foi um caos. Não me lembro de uma equipa do Benfica tão mal preparada tacticamente como a de Koeman. Se a de Trappatoni não jogava bonito, os jogadores sabiam o papel que lhes estava destinado. Com o holandês, e a constante rotatividade do 11, não se viu um fio de jogo, uma forma, um jogo coerente. Koeman vai embora, o Benfica resolve um problema que teria dentro de uns 3 ou 4 meses e, no final das contas, fica a imagem de um treinador que conseguiu levar o Benfica aos quartos-de-final da Liga dos Campeões e bater o campeão europeu em título…mas nem sempre essas fotografias são as mais adequadas para analisar toda uma passagem que, por mim, foi de fraco nível.

P.S. - Concordo com o teu post, revelou grande falta de ambição. Beto a médio direito, por exemplo, foi um desastre.
 
Eu só queria deixar uma pequena provocação dado o meu estado de graça actual e minha constante malícia. As opiniões de amigos benfiquistas sobre Koeman que tive a oportunidade de ouvir variam entre os que criticam a falta de experiência como técnico do holandês (o que dá lugar a pérolas como a colocação de Beto a extremo)e outros que dizem que é um bom treinador que precisa de tempo (os que lançavam aquela recorrente frase: "para o ano é que é"). Seja como for, a única coisa que retiro disto tudo é a manifesta incapacidade do Benfica em convencer os seus treinadores a permanecerem no clube. Até Trappatoni, que foi campeão, não hesitou em rumar à Alemanha (embora tivesse dito, creio, que só treinaria um clube italiano). Enfim, o que é este Benfica (não) tem?
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?