<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, março 29, 2006

Ricos e pobres 

São estas as palavras finais da reportagem da Marca relativamente ao Benfica-Barcelona:
"Al final, increíble empate sin goles en Lisboa en un partido plagado de ocasiones para el Barça. Los azulgrana necesitarán afinar su puntería en el partido de vuelta en el Camp Nou para doblegar a un Benfica rocoso y peleón que intenta, con lo poquito que tiene, plantar cara a los más grandes del continente".
Estas duas frases contêm em si algumas questões interessantes de analisar. Desde logo, a usual arrogância espanhola ao utilizar o termo "incrível" para caracterizar o resultado e ao ver somente as ocasiões que o Barça desperdiçou. É extremamente curioso que este tipo de afirmações é exactamente o mesmo que a imprensa inglesa utilizou para caracterizar os encontros entre Benfica e Liverpool. Contudo, no caso espanhol não se pode generalizar, como se pode ver na análise do diário desportivo As.
Mas o mais interessante é a parte final, que nesse aspecto é coincidente nas análise de Marca e As: o Benfica coitadinho, pobre mas honrado, que está a kms de distância de um Barcelona que 'perdoou' a goleada neste jogo. Mas será que as diferenças são assim tão grandes? É que nem o Benfica é constituído por Zés Ninguém, nem o Barça exclusivamente por estrelas. Logo a começar na baliza, o Benfica tem 3 guarda-redes, nenhum deles inferior a Vitor Valdes do Barcelona. É certo que Koeman aposta no pior dos 3, mas a verdade é que o Benfica dá-se ao luxo de ter um dos guarda-redes da selecção nacional (Quim) e o provável titular indiscutível da equipa das Quinas num futuro próximo (Moreira) no banco de suplentes. Na defesa, parece-me que Luisão, Anderson e Léo teriam perfeita capacidade para discutir o lugar com Edmilsons e afins. São, na verdade, 3 jogadores que se jogassem num clube de um campeonato com maior visibilidade seriam convocados para a selecção brasileira com ainda maior frequência. No meio-campo, Petit será provavelmente titular no próximo Mundial e Manuel Fernandes já apareceu em várias revistas internacionais como uma das grandes promessas do futebol europeu. Ok, Beto não tem qualquer tipo de pedigree, mas também não é um titular indiscutível e esse sim, pelo menos é esforçado. Nas alas, Simão, Geovanni e Robert. Pelos dois primeiros pagou o Barcelona mais de 25 milhões de euros. Jogadores deste preço têm de ter algo mais que suor para dar. Quanto a Robert, o Newcastle pagou há alguns anos qualquer coisa como 15 milhões de euros. Um jogador deste preço terá de ter alguma qualidade (apesar de lhe faltar muito suor para dar). Na frente Nuno Gomes é um jogador da elite internacional, que não necessita de apresentações. De mencionar ainda Miccoli e Karagounis, o primeiro um jogador internacional italiano que teria lugar mais que garantido no plantel do Barça e o segundo é campeão europeu de selecções. Isto sem falar da utilidade de Manduca, Alcides, Ricardo Rocha (internacional português), Mantorras (internacional angolano) e Karyaka (internacional russo). Face a tudo isto, uma equipa que apresenta Rodri, Vitor Valdes, Oleguer, Motta, Iniesta e mesmo o já velhinho Larsson de início não pode ser assim tão superior ao Benfica, ou pelo menos não devia.
Não está aqui em causa que existe uma diferença de qualidade entre os dois planteis. Basta o Barcelona ter Ronaldinho e Messi para essa diferença ser real. O que está aqui em causa é que o Benfica tem mais que poquito. O argumento do pobrezinho, mas honesto só serve para isentar de culpas uma equipa, que nem sempre é muito honesta (pelo menos em termos de atitude quando defronta equipas mais pequenas) e que de pobre não tem nada.

Comments:
Epá, nem 8 nem 80.
Se o Ricardo Rocha é internacional português e o Manuel Fernandes uma jovem promessa, o que são Iniesta e Oleguer? Anderson com lugar na equipa do Barça? Só se for para tirar o lugar ao Rodri...Luisão e Leo têm lugar naquele plantel, disso não duvido. Moretto e Quim melhores que Valdés? Ui...não gosto muito do homem mas, tirando o jogo de pés, é muito bom guarda-redes.
A qualidade de jogo das 2 equipas vai do 8 ao...800. Impressionante ver, como o Barça, jogando devagar, rompeu várias vezes até chegar à área do Benfica. Até Oleguer entrou por ali adentro.
 
Iniesta e Oleguer internacionais portugueses não são e jovens promessas talvez, mas promessas espanholas, isto é, jogadores regulares, como são todos os bons jogadores espanhóis. Em Vilarreal pelo contrário, ainda devem achar que Manuel Fernandes tem um futuro brilhante. Até Mourinho acha. Em Barcelona ficam contentes de te ouvir dizer que Valdés é muito bom guarda-redes, é que eles não acham o mesmo. E quanto ao Barça a jogar devagar entrar pela defesa do Benfica adentro, só aconteceu enquanto os jogadores do Benfica não tomavam consciência que, tirando Ronaldinho, todos os outros jogadores do Barcelona eram humanos como eles. Porque são mesmo.
 
Iniesta é internacional espanhol, mais vezes que Ricardo Rocha (posso confirmar esses dados). Oleguer é titular dos sub-21 espanhóis, tal como Manuel Fernandes o é dos sub-21 portugueses. Enquanto que o Oleguer, quando joga (e não costuma ser poucas vezes), apanha com o Kezman, Milosevic, Salva, Villa, Tristán, etc, o Ricardo Rocha (quando joga, o que tem um pouco menos) apanha com o Didi, o Edinho, o Fábio e o Fary.
Não sei com quem falaste em barcelona, eu os adeptos do Barça que com quem falei, não os acham nenhum Deus mas até gostam dele. Acredita que o Moretto é mais assobiado na Luz do que ele em Camp Nou (como já lá fui 2 vezes este ano, apercebi-me disso. mas também não gostam dos pés dele, acho que nem ele gosta).
O Barça teve 4 bolas quase dentro da pequena área para golo (Deco, van Bommel, Eto'o e Larsson). Não sei se entraram lá devagar ou a correr, mas que entraram, lá isso entraram!
Sim, são todos humanos, menos o Ronaldinho (basta ver o aquecimento do homem!). Mas, uns são melhores do que os outros. E entre ter Iniesta, Van Bommel e Deco de um lado e ter Petit, Manuel Fernandes e Beto do outro...ui!
Já agora, tomámos consciência de que são humanos quando? Ao minuto 75 quando saíu o Deco e o Barça apagou?
 
O Karyaka é o internacional russo e o Larsson é o velhinho sueco.
Ahahahahahaha.
 
É verdade, o Karyaka é internacional russo e o Larsson já tem 34 anos. Se não está velho, então o Rui Costa e o Figo tb não...
Ligar a exibição do Barcelona a Deco parece-me excessivo. Seria tirar todo o mérito ao Benfica. Eu sei que como benfiquista estás a preparar-te psicologicamente para uma eliminação do Benfica no Camp Nou daqui a uns dias. Mas nunca se sabe se o Manuel Fernandes não volta a marcar na Liga dos Campeões, ou se o Ricardo Rocha volta a 'secar' o Ronaldinho. No fundo, pode ser que o Benfica consiga explorar ao máximo o 'poquito' que segundo a tua análise, tem.
Se no futebol ganhassem sempre os mais ricos, o Man Utd tinha sido campeão europeu nos últimos 10 anos. E este ano, curiosamente, até caiu às mãos do Benfica...
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?