<$BlogRSDURL$>

domingo, fevereiro 26, 2006

O circo dos três grandes 

O futebol português vive de um circo e não me refiro ao dos palhaços que habitam no seu interior - falo do circo dos 3 grandes. Este circo corresponde a toda a uma cobertura mediática que corre o país ao bom estilo de uma Volta a Portugal.
Cada clube pequeno tem como ponto alto da época, a recepção ao Benfica, Sporting e Porto (por esta ordem). Para além de ter a oportunidade de encaixar uma boa receita, é também a altura em que tem direito a fazer parte do circo dos 3 grandes: dirigentes, treinadores e jogadores são entrevistados por dezenas de jornalistas; o jogo tem direito a transmissão televisiva e a cobertura por todos os canais nacionais; os convidados VIP são mais que muitos; enfim, são as únicas alturas do ano que têm para ver ao vivo os craques que todos os dias ocupam boa parte dos nossos noticiários.
Tal como na Volta a Portugal, depois do circo passar, volta a dura realidade: dos estádios vazios, dos jogos sem interesse, dos jogadores brasileiros que chegam em contentores de 20 por cada período de transferências e que saem sem que ninguém consiga verdadeiramente perceber se se chamam Juninho ou Júnior. Depois da deslocação na jornada seguinte a um campo desoladoramente vazio, em que o jogo acaba 0-1 com a vitória no único remate à baliza, os jogadores voltam para casa, para verem o circo dos 3 grandes na televisão.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?