<$BlogRSDURL$>

sábado, janeiro 28, 2006

Dia de derby 

Um derby é um derby. Por isso é diferente um Benfica-Sporting de um Benfica-Porto. Este último nada tem de amigável. É uma rivalidade doentia, a partir da qual se faz a identidade portista, que permite para ganhar eleições no Benfica. Nada tem a ver com o desporto, é muito mais que isso. Derbies são diferentes, porque apesar da enorme rivalidade, há a noção de que se trata de um desporto e de que no final, todos terão de continuar a conviver. Não existem divisões geográficas que nos afastem depois do jogo. Afinal, são os nossos vizinhos. Como tal, há um certo sentido de festa, de procura pelo espectáculo. Em suma, é uma rivalidade diferente.
E isto é algo que se verifica um pouco por toda a Europa. Em Espanha, Real e Atlético quando jogam entre si não atingem o nível de ódio que existe num jogo do Real contra o Barcelona. Em Inglaterra Liverpool-Man Utd é o maior clássico de todos, mas um Liverpool-Everton tem sempre um saber especial. Em Itália, Inter-Milan é um jogo muito apetecível, mas é a Juve que ambos realmente odeiam.
A principal excepção verifica-se na Escócia, onde Ranger e Celtic se 'amam' de morte. Mas aí entram em jogos dois factores. Em primeiro, o factor sócio-religioso, inexistente nos outros contextos; e em segundo, a ausência de uma outra equipa escocesa forte. Mas isso é lá. Cá, é dia de derby.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?