<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Capitão Bicho 

Jorge Costa sai hoje pela 2ª vez do Porto pela porta pequena. Um facto estranho ver o capitão de equipa, no clube há 14 anos, ser "convidado" a saír pela 2ª vez por um treinador que está no clube há menos de 1 ano. Foi assim com Octávio (que diga-se de passagem enfureceu o "bicho" de tal forma que este atirou a braçadeira para o chão aquando da sua substituição num jogo em casa frente ao Setubal), foi assim com Co Adriaanse. As razões da dispensa penso que são iguais, mas os argumentos apresentados (alguém se chegou verdadeiramente a justificar?) diferentes: Ambos treinadores queriam ser a figura de proa dentro do balneário e por isso temiam a força do "bicho" junto dos colegas. Co Adriaanse justificou-se com "Jorge Costa já não é o que era", Octávio limitou-se a dizer que haviam soluções no plantel e que a proposta do Charlton era boa para todos.De qualquer das formas, o mais importante nestes processos é a tomada de posição do presidente Pinto da Costa: Ninguém lhe pede que vá contra as decisões do treinador que contrata. Se o contratou é porque confia nele. Também não se espera que assuma uma posição oficial ao lado de Jorge Costa, mas e em relação ao facto do nome de Jorge Costa ter surgido na 1ª lista de dispensas de Co Adriaanse e ter sido vetada pela direcção? Terá sido mesmo verdade? Se calhar Pinto da Costa deu um tempo a Co Adriaanse para provar que estava certo e que Jorge Costa já não era necessário.
Mas será que o Porto (e Pinto da Costa obviamente) não perde com a saída de Jorge Costa? Parece-me que sim. Sai um homem devoto ao clube, um líder exemplar, o patrão do balneário, um confidente da direcção.Ficará o Porto órfão de pai no balneário?
Chegará Vitor Baía, Pedro Emanuel e Ricardo Costa (há alguém mais que o possa fazer?) para passar a mística? São perguntas de resposta teórica óbvia, mas falta confirmar na prática o que vai acontecer...

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?