<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, novembro 24, 2005

Vida de imigrante holandês em Portugal 

Simão não estava em condições para jogar contra o Villareal, mas esteve em campo a arrastar-se durante 45 minutos; Quim não estava em condições para jogar contra o Braga, mas jogou e sofreu dois frangos monumentais; Miccoli não estava em condições para o Lille, mas Koeman convocou-o em detrimento de Mantorras, logo para o jogo em Braga. Provavelmente os três principais jogadores do plantel encarnado, têm sido tratados como mera carne para canhão, arriscando jogar quando não deviam, ficando de fora em jogos importantes por agravamento de lesões. Não sei se a culpa é do Departamento médico, do treinador ou da direcção, mas de alguém tem de ser.
Independentemente deste caso, a verdade é que Koeman (tal como o seu compatriota das Antas) continua a errar com demasiada frequência, mostrando claros sinais de imaturidade e pondo em risco uma equipa que demorou dois anos a construir. Manuel Fernandes que caminha para a sua afirmação como um dos melhores médios portugueses, viu-se relegado para o banco de suplentes em detrimento do fraco Beto. Uma das forças do Benfica do ano passado - os extremos, este ano só têm lógica quando Simão joga. Caso contrário, Koeman prefere colocar em campo trincos ou médios como Nuno Assis.
Contudo, o mais grave de tudo, é a tremenda falta de confiança que Koemana demonstra ter no seu plantel. Nereu foi o culpado do golo do Villareal na Luz, é verdade, mas certamente é uma opção mais viável que um Quim lesionado (como se viu em Braga). Se Quim não puder jogar Domingo, Nereu voltará para a baliza, mas muito mais fragilizado do que quando de lá saiu. Geovanni é um jogador de uma irregularidade absurda, mas de um talento igualmente indiscutível. Cabe a um treinador conseguir tirar o melhor dele; Koeman prefere relegá-lo para o banco e colocar laterais a fazer de extremos e centrais a fazer de laterais.
Por fim, Mantorras. Um dos heróis do Benfica na época passada, este ano não é sequer convocado. Qualquer pessoa que conheça minimamente a equipa do Benfica sabe que Mantorras tem de ser convocado SEMPRE porque é o único jogador suplente com capacidade efectiva de virar resultados. Deixá-lo de fora para convocar um jogador lesionado só pode servir para lhe tirar confiança, motivação. E a verdade é que o angolano não tem jogado com a mesma alegria.
Pedir já a cabeça de Koeman é cedo, mas a verdade é que os resultados começam a complicar o seu futuro no Benfica.
No Porto, é perceptível a falta de capacidade do treinador para lidar com um plantel simultaneamente tão rico e descompensado (na defesa). Pior, é a sua falta de tacto para lidar com uma estrutura montada de sucesso. O caso Jorge Costa é nisso paradigmático. Jorge Costa só saiu do Porto quando entrou em conflito com Octávio. No final Octávio saiu e o Bicho voltou para estar nos dois anos mais gloriosos da sua carreira. Provavelmente o caso não chegou a Alkmaar...
É difícil a um treinador pôr de lado um símbolo de um clube, um líder de um plantel, como é Jorge Costa no Porto. Isso afecta psicologicamente a equipa e em nada beneficia a imagem do treinador. O Porto pode até vir a ser campeão, mas será sobretudo pelo valor do seu plantel, não pela forma como tem sido gerido...

Comments:
Concordo a 100% na análise feita sobre a situação no Benfica.
Não concordo nada com a análise feita sobre o Porto e fundamentalmente sobre Adriaanse.
 
Mantorras tem capacidade para mexer com o jogo, não virá-lo.
Quantos virou desde que voltou da lesão?
 
O ano passado virou 2 ou 3!
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?