terça-feira, novembro 22, 2005
Branco
A cor dos equipamentos é algo por vezes sub-analisado. Ocorreu-me esta ideia depois de ver no Domingo o Fiorentina-Milan, em que os de San Siro jogavam todos de branco. Uma equipa com um equipamento tão forte como o listado vermelho e preto não devia jogar de branco, salvo quando absolutamente necessário. Usar o branco é sinónimo de abdicar de usar equipamento. É dizer "joguem vocês com o vosso equipamento, que nós cá nos arranjamos". Mais, é entrar em desvantagem dentro de campo: uma equipa entra com as suas cores, a outra sem nenhuma. Talvez por isso, o Milan fez uma exibição muito fraca e perdeu 3-1.
Lembro-me perfeitamente de um jogo entre Sporting e Académica, quando o Sporting decidiu decretar luto pela arbitragem e a Briosa de Campos Coroa, afavelmente aceitou entrar na palhaçada, jogando de branco. Resultado, 5-0 para o Sporting.
É claro que há clubes cujo branco é a sua cor. Cá o Vitória de Guimarães; lá fora, o Real Madrid é o expoente máximo da cor branca. No futebol internacional, branco e Real Madrid chegam mesmo a ser sinónimos. Mas aí a escolha é deliberada: o branco é a cor principal, melhor, o branco é cor.
Comments:
Enviar um comentário