<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, setembro 30, 2005

Regresso a normalidade 

Nao assisti a estrondosa derrota do Sporting frente aos suecos de ontem a noite. Nao vi o jogo, nao ouvi o relato, apenas li os jornais hoje de manha na Net. Dito isto devo dizer que, muito sinceramente, nao me surpreende em nada a derrota e e consequente eliminacao dos leoes. Segundo consta, o resultado tera mesmo pecado por escasso, tamanhas as ocasioes desperdicadas pelo Halmstads.
O que dizer? Tudo e nada. Regista-se apenas e so um regresso a normalidade, quer isto dizer, a vermos o Sporting ser eliminado por equipas banais na primeira eliminatoria de uma qualquer competicao europeia. Com as devidas e raras excepcoes, foi assim que se escreveu a historia europeia dos leoes nos ultimos 20-30 anos. Razoes para desanimar? Nem por isso. Qualquer adepto do Sporting reconhece que esta face leonina faz parte da 'mobilia' do clube, qualquer adepto verde e branco que se preze aceita tal desiderato com o niilismo devido. A caminhada (quase) triunfal na ultima Taca Uefa fez bem ao ego sim senhor, que de repente a Europa do futebol ate conseguia acertar no nome do clube de Alvalade, mas o que se passou tinha tudo para ser a excepcao a regra. Isto porque a direccao e equipa tecnica do Sporting estao longe, muito longe, de saber viver o Sporting. A primeira 'e acertadinha, faz bem as contas e ergeu um magnifico centro de estagio, 'e bom que se lhe diga. Mas a sua visao puramente mercantilista do futebol afasta os adeptos do clube, aqueles que gostam mesmo de futebol. 'E um paradoxo, mas realpolitik nao funciona no mundo do futebol. Ja Peseiro, homem simpatico, nao consegue fazer uma equipa. A falta de pulso que este demonstra junto do planetl 'e gritante. O problema do Sporting nao sao os jogadores per se, mas sim o facto de nao jogarem como uma equipa. Cada um pensa por si e para si. Vejam, so na epoca passada, o Ricardo, que passava a epoca a dizer como seria bom jogar em inglaterra, o Polga que amuava e nao queria jogar, o Liedson que brilhava na esperanca de...sair. Assim nao da. Se a direccao ama mesmo Peseiro e decide apoiar o treinador ate as ultimas consequencias, como afirma, entao tem que agir em conformidade. Dispensar Polga, vender Liedson e Ricardo, dispensar outros que estao la apenas a fazer numero e promover, a serio, muitos dos bons juniores que andam pela academia. 'E que ou vai ou racha, nao ha outra maneira de encarar a coisa. Ou despedem meia equipa, ou o treinador. E em ano de eleicoes, vao-se tomar muitas medidas popularuchas. Nao tarda temos um Vale e Azevedo no Campo Grande.
PS - Quem 'e adepto do Sporting sabe como as coisas funcionam. Nao ha motivo para alarme nem amuos. Quem nos compreende sao os adeptos do Atletico de Madrid, Inter de Milao, Everton, Hamburgo, Celtic Glasgow e demais. Qualquer adepto do Sporting que se preze consegue retirar um prazer morbido das derrotas do seu clube. Doe mas chega quase a ser bom, o clube de alvalade transforma qualquer um num irrepreensivel sado-masoquista. Diria mesmo que o Sporting 'e como uma mulher feia com um bom par de pernas. Tem-se vergonha de andar a passear com ela nas ruas chiques, mas em casa tira-se partido. 'E assim o Sporting. Na Europa temos vergonha. Em casa tiramos o chinelinho e passamos a acreditar.

Comments:
Peseiro prometeu no início do ano um Sporting (e até um Peseiro) diferente. Na realidade, está diferente este Sporting. Menos mandão, menos ambicioso (o que até lhe faz bem) mas ao perder isso seria lógico ganhar maturidade e capacidade defensiva o que não tem acontecido. Assim, temos um Sporting enfraquecido porque perdeu qualidades (que tinha em excesso) e não eliminou defeitos.
O Sporting foi ontem eliminado da UEFA e não há outro caminho a seguir: começou oficialmente a crise no seu balneário. Se a gestão da punição a Liedson poderia passar bem com a passagem à fase de grupos da UEFA, a eliminação desta vai ainda aumentar mais o grau de insatisfação de Liedson (para onde se mostra agora?) e do restante balneário. Sinceramente, penso que o ponto de viragem (e não sei bem o porquê) deu-se, não com a saída de Roca, mas com a entrada de João Alves e Wender. Não ponho em causa o seu valor (até porque aprecio os dois), mas algo aconteceu ali. A constante imposição de Peseiro em colocar os 2 a jogar sempre que possível e a falta de resultados positivos (tanto em termos de números como de jogo jogado) pode ter influenciado o balneário leonino.
O crédito que Peseiro reclama para si e que a administração da SAD lhe concede publicamente não chega para contrariar a cabeça dos sportinguistas. Peseiro é, neste momento, personna non grata em Alvalade e o clima que se vai gerar a partir daqui será de cortar à faca...
Resta saber se Peseiro será capaz de revelar uma qualidade que ainda não revelou até aqui (bem longe disso, nunca foi capaz de unir o balneário)...
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?