<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 27, 2005

Os anónimos: mais um episódio da novela da noite 

Devo começar por dizer que sou desde o tempo em que os ingleses eram motivo de chacota internacional, no início dos anos 90, um grande admirador do futebol inglês e de tudo o que o envolve.
Dito isto, estive hoje a consultar os jornais ingleses e o único português que faz destaque na imprensa é... Carlos Queirós, por ter vindo a público defender Alex Ferguson, que todos os anos é visto como um treinador cujo prazo de validade já expirou.
Os ingleses vivem sobretudo de pequenas novelas, um pouco como nós, com a diferença que eles são mais focados nas mesmas. Ora é o casal Beckham, ora é os netos da rainha, ora é Alex Ferguson... Como tal, o Benfica entra nesta estória somente como figurante. Será apenas um pequeno capítulo na novela Sir Alex Ferguson.
Para além disso, os ingleses de futebol internacional conhecem pouco. Gostam muito do Real Madrid, do Barcelona e dos outros clubes globais, mas desconhecem por completo as outras realidades. Falar do futebol brasileiro ou argentino também é giro, é exótico. Contudo, no geral, limitam-se a conhecer os jogadores do seu clube (o que em Portugal não acontece) e os que aparecem na televisão.
Se o Manchester United hoje perder, ou até mesmo empatar, vai ser uma grande chatice. Perder com o Balckburn ainda vá que não vá, é uma equipa que a malta vê todas as semanas na televisão. Agora, o Benfica? O Benfica não costuma aparecer na televisão britânica, logo ou não existe ou não presta. A culpa será obviamente do treinador, ou talvez do árbitro, como os ingleses fizeram questão de defender, após terem sido eliminados por Portugal no Euro 2004... Porque nenhuma equipa com um mínimo de pedigree perde contra uma cambada de anónimos...

Comments:
Brilante este post. Muito bom mesmo!
Concordo quase em absoluto!
 
Assino por baixo. Muito bom!
 
Sem por em causa a qualidade do post, que tambem subscrevo, tenho, no entanto, que discordar um pouco. Vivi durante algum tempo no Reino Unido e fiquei positivamente surpreendido com a sabedoria futebolistica mais ou menos 'global' do adepto ingles. Sem querer generalizar, claro, mas muitos ate conheciam nomes de jogadores do FCP e do Benfica dos idos anos 80 e mesmo inicio de 90. Era tb normal ver putos envergando a camisola do Benfica ou do FCP(as famosas Revigres). Muitos deslocavam-se mesmo ao estrangeiro(de Espanha a Holanda, de Italia mesmo ao Brasil) para ir assistir a jogos, mesmo quando nao havia jogadores ingleses nos planteis dos clubes.
Ja em Portugal, a ideia que tenho 'e que somos todos muito bons em conhecer a historia do nosso clube, e mesmo assim...Portugal 'e uma clubite aguda, mais que paixao por futebol. E a clubite so apanha 3 clubes. 'E pena. O AB ja fez referencia, e muito bem, a tal situacao em posts anteriores.
 
Caro Tiago, tens toda a razão que o panorama não é tão mau, em termos de conhecimentos futebolisticos em Inglaterra, tal como o pintei. Aliás, enquanto estava a escrever este post, lembrava-me da World Soccer e da When Saturday Comes ou até mesmo da FOurFourTwo, revistas cosmpolitas. Tens, contudo, que concordar comigo que isso não passa de nichos, tal como em Portugal há pessoas que conhecem tudo do futebol internacional (como é o teu caso) ou até mesmo, dos jogadores que fazem parte das equipas da Liga Betadine... O verdadeiro adepto inglês vai para o pub 3 horas antes do jogo, lê o The Sun e só conhece o que vê na televisão. Quanto a saídas, só no Verão para o Algarve ou o Sul de Espanha...
 
Concordo em absoluto que os tais ´adeptos totais´sao nichos, que nao pudemos generalizar para a restante massa. Mas 'e assim em todo o lado claro. O adepto ingles tem uma grande vantagem competitiva em relcao ao portugues, que 'e o seu poder de compra. Um obcecado por futebol ingles de classe media pode dar-se ao luxo de viajar pela europa a acompanhar a sua equipa, e, espera-se, a aprender sobre o futebol dos outros. Ja o adepto classe media portugues ve-se a rasca para pagar o bilhete para ir ver o Sporting-Gil Vicente (mas estupidamente ja nao se importa de pagar a SportTv). Para minha grande vergonha, o meu ultimo jogo em Portugal foi o Sporting-Alverca (0-1, Zarate) na primeira epoca do Boloni. O jardel tinha acabado de assinar contrato e estava sentado na tribuna de honra acho.
PS - Para quando uma World Soccer portuguesa?
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?