<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, setembro 26, 2005

Antes e Depois 

Quando um treinador de top, nacional ou estrangeiro, deixa o comando tecnico de um dos grandes, o que acontece?
Recapitulemos, indo buscar apenas os ultimos 2 treinadores de cada equipa anteriores aos actuais.

FCP - Victor Fernandez: Desempregado de longa duracao. Desde que ganhou a defunta Taca das Tacas com o seu Saragoca frente ao Arsenal(isto nos idos early 1990's), que o homem nao acerta uma para a caixa. 'E pena, pois ate da a entender que 'e bom treinador. Demasiado simpatico provavelmente.
Luigi del Neri: o homem do Chievo, teve uma passagem fugaz pela complicada AS Roma a epoca passada. Orienta agora a equipa do momento em Italia, os sicilianos do Palermo, aparentemente com exito. Treinador razoavel, mas nao mais que isso.

SCP - Fernando Santos: Exilado na Grecia. Ainda por cima, exilado no AEK de Atenas. Produz os feitos do costume, tipo 'subir ao terceiro posto'. Tecnico enfadonho, mesmo para o ja narcoleptico Estrela da Amadora.
Lazlo Boloni: Regressou a sua Franca 'natal', desta vez para o Rennes. Apesar de nao ser um dos grandes em Franca, possui um plantel com varios jovens internacionais de boa qualidade, tais como Kim Kallstrom, Andreas Isaksson e Alexander Frei. Conseguiu a qualificacao para a Uefa. Apesar de tudo, treinador assaz mediocre e irregular.

SLB: Jose Antonio Camacho: Para os benfiquistas, um heroi. Para mim, um treinador fraquinho. Passagens inglorias pela Seleccao de Espanha e 2 meteoricas saidas do seu Real Madrid. Parece que quando treinava o Rayo Vallecano e depois o Espanhol conseguiu umas boas exibicoes. Ena. Parabens. Hoje desempregado.
Giovanni Trapatoni - Pensa que Estugarda fica em Italia. Tinha saudades da Alemanha. Teve azar porque o seu actual clube decidiu vender os seus melhores jogadores - Kuranyi para o Schalke, Hleb para o Arsenal. Foi buscar um Tomasson em fim de carreira. Apesar de tudo, e do mau inicio do campeonato, da sinais de recuperacao. A velha raposa tem a fibra que falta aos demais aqui registados. Mesmo que esteja um pouco desactualizado em relacao ao futebol seculo XXI (se este existir mesmo).

Comments:
Recordo que Victor Fernandez, pegou num clube de pequena dimensão (Celta de Vigo) e transformou-o num dos bons clubes de Espanha, guiando o clube galego à Liga dos Campeões.

A realidade é que o campeonato português continua sem grande expressão lá fora! Um treinador portugues que seja campeão em Portugal, se porventura depois sair desse clube, no exterior não tem mercado a não ser as segundas opções (F.Santos e o seu AEK), enquanto que um Le Guen, um Santini, são logo requisitados para clubes com algum prestigio!

Como é possivel ver alguem como Inácio a treinar na II Divisão??!
 
Tomasson em idade de reforma??? Credo...! 29 anos feitos o mês passado, 4 golos em 7 jogos...
Del Neri tem óptima reputação em Itália, fez do Chievo uma referência em Itália. No ano em que subiu de divisão, levou-os à Europa.
 
Referi fim de carreira como curva descendente, nao em termos de idade. De suplente do AC Milan para o Estugarda, isto depois de ja ter sido suplente no Newcastle. O 'grande' Tomasson ainda 'e o dos tempos do Feyenoord
Em relacao ao Del Neri europeu, bom, o Filipovic tambem levou o defunto Salgueiros a Europa, assim como Paco Fortes no Farense, ou mais recentemente Carlos Carvalhal no Leixoes..O Del Neri sera o Carvalhal italiano...bonzito, mas nada de especial ao mesmo tempo.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?