<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, maio 12, 2005

O povo é sereno 

Quis o destino que o Sporting tivesse de abrir as portas da sua academia em vésperas do decisivo jogo contra o Benfica. Como finalista da Taça UEFA, esta foi uma das exigências da organização - são os chamados danos colaterais do sucesso. E então lá foram os jornalistas da RTP, todos contentes por estarem a falar num ambiente informal com consagrados do futebol português como Hugo e Miguel Garcia.
No final a peça até se revelou merecedora de uma análise, por dois momentos únicos de televisão. O primeiro, a entrevista a Liedson, no qual este esclarece que é chato ter levado o amarelo, mas que até acaba por ser bom porque assim tem tempo para descansar depois de tantos jogos seguidos, podendo dia 18 estar em plena forma física. Talvez não tenha sido propositado, mas a pergunta não deixará de pairar no ar: será que Liedson quis levar o amarelo para não correr o risco de se lesionar contra o Benfica para se puder mostrar aos grandes do futebol na grande montra que é a final da Taça UEFA? Atendendo ao desejo já manifestado de sair do clube no final da época, a suspeita fica no ar...
O segundo momento foi ainda mais curioso, porque corresponde a um fenómeno recorrente nas reportagens antes dos grandes jogos. É que mais uma vez os jornalistas fizeram questão de salientar que os jogadores do Sporting se mostravam 'descontraídos', sem aparentes sinais de tensão pré-jogo. Será que os jornalistas esperavam ver os jogadores a tremer que nem varas verdes? Será que receavam comportamentos agressivos da parte destes, estilo tiros de caçadeira do El Pibe? Acho que já era tempo de os jornalistas perceberem que só há um sítio onde se vê se o jogador está ou não nervoso, se aguenta ou não a pressão - dentro de campo.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?