<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 20, 2005

Aberrações II 

Este fim-de-semana vamos ter mais um facto insólito na caixinha de surpresas que é o futebol nacional, com a deslocação de Benfica e Estoril para se defrontarem na 30ª jornada da Superliga. O mais grave é que os canários não se vão ficar por aqui. António Figueiredo, antigo vice-presidente do Benfica e agora presidente da SAD do Estoril, que em tempos idos expressou de forma emotiva todo o seu amor pelo clube encarnado em frente às câmaras da televisão, declarou que se o Estoril não descer de divisão, é possível que na próxima época jogue com o Sporting em Leiria e com o Porto no Bessa!
Em Portugal (que eu me lembre só mesmo em Portugal) é habitual clubes como o Gil Vicente (foi frente ao clube de Barcelos, em Braga, que o Benfica conquistou o seu último campeonato) e Moreirense jogarem noutros estádios da região, com maior capacidade, para assim venderem mais bilhetes. Menos habitual é irem jogar para estádios longe do seu habitat. Mais, isso é tão estranho que a Liga entende-o como uma forma de castigo. Normalmente acontece quando um clube tem o campo interdito por mau comportamento dos adeptos. Pelos vistos, para o Estoril isso não é castigo, é um favor.
O caso parece-me grave, porque acima de tudo está em causa a verdade desportiva. Então contra os três grandes joga fora de casa, contra os outros joga no Estoril? Pior ainda é a escolha para o jogo do Porto, Bessa! Algarve e Leiria ainda são territórios neutros (se bem que Leiria seja o maior bastião nacional do sportinguismo), agora o estádio do Bessa fica em plena cidade do adversário!
O que fica aqui demonstrada é a incapacidade por parte do Estoril em estar na Superliga. Não tem dinheiro (principal argumento para jogar longe de portas), não tem infraestuturas mínimas adequadas, nem sequer adeptos, pois se tivesse estes revoltar-se-iam com a situação.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?