<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Incómodo 

Não, não me refiro aos problemas de voz de Jerónimo de Sousa, mas sim ao jogo de futebol que passou na estação pública a seguir ao debate do qual o líder do PCP teve de sair a meio. Refiro-me, obviamente, ao jogo a favor das vítimas do Tsunami realizado ontem no Camp Nou, em Barcelona.Causa nobre, a mostrar mais uma vez que o futebol pode ter um papel útil na resolução dos problemas internacionais.
De um lado uma equipa formada pelo melhor jogador da Europa, constituída por europeus - a excepção foi Montero, uruguaio de nascimento, defesa central da Juventus, que estando 'convocado' por Ronaldinho, foi fazer uma 'perninha' pelos europeus. Do outro lado, a equipa de Ronaldinho, melhor jogador do ano segundo a FIFA, constituída exclusivamente por não-europeus.
Até aqui tudo bem, mesmo que essa divisão continental não tenha tido grande razão de existir. O incómodo (para mim, enquanto português) está no facto de Deco, internacional luso, ter jogado por essa mesma equipa, realçando que, acima de tudo, é brasileiro. Seria hipócrita estar a tentar encobrir que o craque do Barcelona nasceu do outro lado do Atlântico. Não deixa, no entanto, de ser, repito, incómodo, ver um jogador que representa Portugal no mundo, a jogar numa equipa onde o não ser europeu é regra.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?