<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, julho 19, 2004

Pré-época 

Essa maravilhosa fase da temporada. A única altura do ano em que todos sonham: desde o mais pequeno clube da Distrital, ao campeão europeu. Todos aspiram a conquistar mais alguma coisa, a subir, a não descer, a vencer.
Os clubes reforçam-se, os jornais enchem-se de nomes sonantes, de velhos conhecidos de regressados ao clube, de jovens promessas latino-americanas, de craques de outrora ou do futuro (os únicos acessíveis aos bolsos dos nossos clubes). Por cada um dos três grandes saem e entram dezenas de jogadores, se acreditássemos na imprensa desportiva. Essa mesma, que quando já não tem imaginação para apresentar jogadores aos adeptos, se delicia a retratar os treinos de conjunto e os jogos de pré-temporada com os Etoiles Carouges deste mundo, onde as novas contratações são rigorasamente analisadas, apesar de só estarem na equipa há uma semana.  'Hassanssino' era o título de um desportivo há alguns anos quando o egípcio marcou meia-dúzia de golos numa peladinha, número semelhante ao de toda a temporada.
É a altura do ano em que os clubes apresentam as suas maiores aberrações - quem não se lembra de Anderson Luiz, George Jardel, Robaina ou até Alejandro Paz, para só dizer uns poucos?
É a altura em que assistimos aos jogos com os supracitados Carouges, sentados na esplanada, ou em casa, depois de um dia de banhos. Em que lêmos o jornal, acabado de comprar no quiosque da praia, logo pela manhã, ansiosos por ver como se portam os novos heróis, para depois os imitarmos em prolongadas peladinhas de fim de tarde à beira-mar.
No meio de tudo isto, uma vontade enorme de voltar para casa, de ir para o estádio, de ver 'bola a sério', de sofrer 90 minutos por semana. A pré-época é agradável, mas o doentio espaço ocupado pela doentia obsessão do jogo ao fim-de-semana fica vazio, deixando-nos impacientes.
Temos esperança, praia e calor, mas só queremos sofrimento. Vá-se lá compreender um adepto de futebol...
 


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?