<$BlogRSDURL$>

terça-feira, junho 08, 2004

Tiago e o interesse do Benfica 

É no mínimo estranho que Tiago decida começar a atacar os dois homens fortes do Benfica, de uma forma tão violenta e quando se encontra ao serviço da selecção. A marca do dragão parece evidente nestas declarações, mas mais evidente é a pertinência das acusações.
A Filipe Vieira, acusa-o de o ter acusado de algo que diz ser mentira, mas que ao tomar este comportamento, prova ser verdade - o Tiago joga por dinheiro e considera-se injustiçado dentro do plantel por ser dos jogadores mais mal pagos. Ninguém pode censurar um profissional por querer ganhar mais. Contudo, talvez a praça pública não seja o melhor sítio para resolver o problema. Mas tal só aconteceu devido à falta de capacidade de Filipe Vieira que por uma e outra vez já demonstrou ser um presidente com grandes limitações. A ser verdade que o Barcelona quis contratar Tiago, foi um erro tremendo do presidente do Benfica não o vender - era bom para o clube e para o jogador. Outro exemplo recente de má gestão é a forma como tem gerido o processo de renovação de Sokota. É preciso esperar até ao final da época, altura em que os jogadores se valorizam, para renovar o contrato do croata? Para não falar na triste figura que fez em frente às câmaras da televisão, quando achou que os interesses do Benfica se defendiam na base da peixeirada. Sendo provas de má gestão, não deixam de ser problemas pontuais que o presidente do Benfica vai ultrapassando.
Mais problemáticas foram as afirmações em relação a José Veiga. Se bem que o Tiago deixou bem claro que diz o que o seu empresário quer que diga, não deixa de ter razão. É totalmente incompatível a profissão de José Veiga com o cargo que ocupa no Benfica - como o Tiago poderão surgir outros casos de jogadores, bastando que o empresário seja outro, que não o próprio Veiga. Isto significa que o Benfica passa a ficar refém das relações pessoais e, sobretudo, dos interesses pessoais do ex-agente da FIFA. Poder-se-á argumentar que o interesse de Veiga será o interesse do Benfica porque só as vitórias lhe permitirão rentabilizar o investimento feito no clube. A questão está em saber até que ponto é que os interesses de uma institituição com a dimensão do Benfica coincidem com os de um empresário de futebol no longo-prazo. É que há alguns meses, o próprio Veiga em entrevista ao Expresso disse que o que lhe interessava era que os jogadores estivessem sempre a entrar e sair dos clubes. E isso não parece ser o interesse do Benfica...

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?